(011) 95078-8320 contato@dryplan.com.br

Pesquisadores descobrem como fazer concreto em marte

Pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos EUA, desenvolveram o que eles chamaram de concreto, utilizando somente materiais disponíveis em Marte.

Quarta, 13 de abril de 2016


architecturaldigest.com

Não é segredo que os cientistas estudam maneiras de levar o homem até marte, e quem sabe futuramente estabelecer uma colônia em nosso vizinho, mas para isso é necessária uma infraestrutura mínima, como abrigos para as pessoas, maquinas e alimentos.

Pensando nessas e em futuras necessidades de construção no planeta vermelho e levando em consideração a possibilidade de terem quantidades restritas de água que pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos EUA, desenvolveram o que eles chamaram de concreto, utilizando somente materiais disponíveis em Marte.



Para essa produção, os pesquisadores aqueceram enxofre a 240ºC e misturaram-no com uma parte igual de solo marciano, ao esfriar o concreto se torena rígido, bastante forte, fácil de manusear e reciclável. Esse tipo de concreto vem sendo estudado desde a década de 70, mas mostrou-se ineficaz para as condições do planeta Terra, porém com a atmosfera menos densa de Marte e a adição de solo marciano, a mistura tornou-se mais resistente que as amostras anteriores. Após cálculos considerando as condições do planeta vermelho os cientistas acreditam que esse tipo de construção seja resistentes a possíveis impactos de meteoros em Marte.



Os cientistas acreditam que está é uma descoberta de muita importância, pois tirariam os futuros moradores de abrigos provisórios para permanentes, além de reduzir significantemente a quantidade de material a ser enviada na longa viagem a Marte.


TAGS desta postagem

voltar